Seguidores

sábado, 11 de outubro de 2008

Bologna












Bologna é uma ativa cidade, com 370 mil moradores, considerada a principal da Emilia Romagna, local de conexão entre a maioria das cidades desta provincia e do país. Possui uma área central belissima, com praças, mercados e comércio local, além de uma arquitetura típica dos tempos de outrora. Nesta cidade está a mais antiga Universidade do Mundo Ocidental, fundada em 1088. Tem sua fundação relacionada com os Etruscos e por ela passava a famosa Via Emilia dos tempos romanos.


Chegamos via trem, 30 minutos desde Modena, e desembarcamos na estação central, 20 minutos a pé da área antiga da cidade. Sua Piazza Maggiore realmente é bem grande e suas Torres, uma tradição entre as ricas famílias, ainda permanecem prontas para uma escalada e uma vista ampla da cidade. Subi na Torre degli Asinelli, com 97 metros, a terceira mais alta da Itália e seu interior assusta os desavisados... uma escadaria em madeira, colada as paredes, com degraus gastos e um vão central desestimulador... mas o final no topo é impressionante..A outra Torre na foto é torta mesmo, como em Pisa, e teve parte demolida para evitar que caísse.


Fomos num sábado e o pessoal da cidade fica envolvido nas suas compras de alimentos. Realmente divertido ver a agitação dos italianos. Fizemos ainda um belíssimo almoço no Il Calice, a céu aberto, comendo divinamente. A Fer finalmente encontrou uma beringela a parmigiana similar a do Broccolino em BA.


É desta terra também que vem a famosa mortadela.. Bolognesa. Aos desavisados, nossa mortadela deveria ser chamada por outro nome para não ofender a deles.

Nenhum comentário: