Seguidores

sábado, 26 de abril de 2008

Cusco e a Trilha Inca






Fizemos um vôo tranquilo até Cusco, com um pouso diferente do habitual no Aeroporto Internacional. Fomos levados de van até o Hotel Casa Andina, a poucos passos da Plaza Mayor da cidade. Já estávamos iniciando a aclimatação, pois Cusco está próxima dos 3000m de altitude. Na entrada do Hotel nos ofereceram o famoso chá de coca, considerado por eles o principal estimulante natural para viajantes. Ótimo hotel, boas acomodações e excelente café da manhã. Tiramos o dia para caminhar (lentamente) pela cidade. Jantamos no restaurante contíguo ao hotel. No final desta tarde fizemos o briefing com os guias da Trilha.
Logo cedo pela manhã fomos resgatados pela operadora da trilha, já com duas baixas parciais - Fábio e Tânia - que não tiveram uma noite muito tranquila. Após poucas horas e paradas no caminho, finalmente fomos deixados no Km 82 - o início da trilha.
A trilha inca atual é a mesma utilizada pelos Incas para se dirigirem ao seu santuário - Machu Picchu. Esta parte tem 45 Km, de muitas subidas, descidas , degraus e sofrimento, cuja altitude máxima por nós alcançada é de 4200m. Tínhamos uma boa operadora, um grupo conciso (nós dez, 5 argentinas e 2 australianos e uma equipe de apoio de 19 pessoas), guias experientes e uma boa dose de insanidade para agüentar o tranco.
No primeiro dia, a etapa leve, com ~ 10 Km, parada para almoço e chegada ao acampamento no final da tarde. Fizemos um despertar bem cedo e partimos para o dia trash, que foi de muita paisagem bonita e sofrimento. Terminamos o dia acabados, felizes por termos contratado uma equipe de porteadores para levarem parte de nossas mochilas. Neste dia é que a cobra pega, que os homens são diferenciados dos meninos e o dia em que mais escutamos o Fábio falar "Así és la montaña". Pegamos muita chuva e frio na parte final, muito sofrimento e tombos na descida até o acampamento. Lembro que tínhamos refeições dignas de bons restaurantes, saborosas e balanceadas.
No terceiro dia levantamos para a jornada mais longa da aventura. Foram 16 Km até o acampamento mais light da trilha, com banheiros e banho disponíveis. Esta seria a noite pré ruínas...

Nenhum comentário: