Seguidores

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Terceiro Dia - Geiseres El Tatio, Caspana e Quebrada del Guatin





























Dia dureza - despertar antes das 4h para chegarmos a tempo de ver as erupções dos geiseres em El Tatio. Maravilha da natureza, vapor em alturas e quantidade variada, basicamente como resultado da variação da temperatura água- atmosfera. Muito frio, mãos com dificuldade de operar os equipamentos, pessoas estranhas, festival de tripés e gringos se banhando nas piscinas naturais do local.
Finalizado o espetáculo, ainda fomos a Caspana, vilarejo quente ao extremo, povo fugindo das fotos e cenas como o funeral da caveira.... só tem lá!
Final de tarde fomos fotografar os cactos gigantes em Guatin, e depois mais pisco observando o céu maravilhoso da noite estrelada, com direito a ver a maior e mais longa estrela cadente que eu tinha até hoje visto, imagem gravada no meu CF pessoal.

Segundo Dia - Laguna Chaxa, Lagunas de Miscanti e Miñiques, Socaire e Vale de Jere





































Neste dia madrugamos para fotos de flamingos ao amanhecer.. Chegamos tão cedo que o Parque ainda estava fechado, hehehe. Fomos os primeiros a registrar imagens neste dia... Belo lugar, logo brindado por um café da manhã organizado pelo guia - Pancho.
Neste mesmo dia seguimos para as Lagunas Altiplânicas, já acima dos 4 mil m, como teste mais pesado da resistência. Gostei muito de lá, um contraste de muita aridez, com água e cores belíssimas, finalizado pelo almoço rústico em Socaire, vilarejo típico próximo das lagunas. Todos bem até o momento!
Passamos ainda por um oásis, o Vale de Jere, com muito verde, riachos, álamos e árvores frutíferas, além de pequenas hortas.
Claro que retornamos semi moídos para o Hotel...

Primeiro Dia - Laguna Tebenquiche, Ojos del Salar, Laguna Cejar, Valle de la Muerte, V. de la Luna, Quebrada de Cari e Piedra del Coyote
















Neste primeiro dia acordamos bem cedo para chegarmos na Laguna Tebenquiche, um imenso salar bem próximo da cidade, assim como os Ojos do Salar e a Laguna Cejar. Conseguimos achar um raro dia nublado (Sofrenildo tira férias...) no Deserto, mas ainda assim sairam algumas belas fotos. Retornamos para um descanso, e meio da tarde rumamos para os Valles, depois uma caminhada na Quebrada de Cari (quase um canion raso, de poucos Km, esculpido em pedra sedimentar). Essa caminhada finaliza numa duna bemmm inclinada, que subimos para pegarmos o final do dia na Pedra do Coiote... mas como caminhada com fotógrafos demora - chegamos tarde, já com o sol dormindo. De sobra, um pisco sour nos esperava no alto da montanha para aquecer - já estava ficando muito frio. Bom teste para o primeiro dia, aclimatando e nos testando.

Atacama 2010

Após saltar as últimas duas viagens (Chile e Toscana), volto a registrar no blog. Retornei há poucas semanas do Atacama, numa saída fotográfica com um grupo de amigos de mesmos interesses: registrar imagens para um futuro livro sobre o Atacama. Estive acompanhado de três antigos - Fabio Dornelles, Carlo Henning e Marcelo Stefani (remanescentes do Peru) - e dois novos amigos - o Carlos Gandara e o Wilson Leite Filho. Por coincidência, todos colegas de profissão.
Iniciamos a viagem voando POA - SP - Santiago - Calama, com translado rodoviário até San Pedro de Atacama, distante 100 Km do último destino aéreo. Felizmente conseguimos toda viagem em um só dia. Nos hospedamos no Hotel Casa de Don Tomas, bem localizado, com boa estrutura, preço adequado. Planejamos saídas 2x por dia, aproveitando o nascer e pôr do sol. Dias maravilhosos, ampla variação de temperatura, ambiente rude, obviamente desértico, com absurda mescla das paisagens, parecendo que estávamos em muitos locais diferentes. Surpresa boa foi a quantidade de bons restaurantes na minúscula cidade de San Pedro (2 mil habitantes) - tivemos jantas muito boas, pratos de qualidade, mas dessa vez com pouca bebida, pois estávamos em grande altitude, o que dificultaria o acordar na manhã seguinte...
Opto por relatar cada dia da viagem a seguir. Enjoy it!