Seguidores

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Dicas Espanha

Após ter finalmente colocado fotos que "abrem", a pedido dos amigos, coloco algumas dicas pertinentes da viagem.
Temos por hábito viajarmos com as contas previamente pagas.
Desta vez, compramos as passagens via www.submarinoviagens.com.br , e funcionou tudo bem. Nosso vôo foi via Milano-Malpensa, em aeronave da Alitalia. Na época da compra era a que apresentava melhor valor. Passagens de trem foram compradas diretamente nos balcões da RENFE na Estação Atocha (que não explodiu desta vez, hehehe). Se possível comprem tickets de ida e volta, isso reduz consideravelmente o custo.
Nossos hotéis também foram reservados via internet. O Ibis Madrid Centro via www.accorhotels.com e o Hotel Torre del Clavero via www.booking.com . Todos de preço justo, bem localizados e com conforto médio. São boas opções.
Não temos hábito de almoçar e por isso em geral tomamos bom café e jantamos.
Preços de museu tem preços fixos e pouco variáveis. Há horários semanais gratuitos e sugerimos que pesquisem diretamente nos sites dos museus.
Lembrem das dificuldades de embarque de alguns materiais, que não podem vir na bagagem de mão. Em Madrid, fomos orientados de que são permitidos apenas duas garrafas, somente dos free shops, lacradas em embalagem plástica transparente.
Por ser uma cidade plana, abusem das caminhadas em Madrid. A cidade é segura, não tivemos nenhum momento de preocupação. Mas também não abusem do perfil "turista". Sejam discretos.
Compramos ainda no aeroporto, em máquinas, tickets do metrô que servem para 10 viagens. São bem práticos - o metrô chega tranquilamente ao Aeroporto, o que reduz custo, por exemplo, de pegar táxi até o hotel.
Levamos euro em cash e também um cartão de débito da Visa, pré carregado. Funciona muito bem mas alguns hotéis cobram encargo de 15%, valor que seguram por 2 semanas e depois recreditam no próprio cartão.
Aos que possuem micros pequenos e portáteis - tudo em Madrid tem WiFi. Por outro lado nem sempre é fácil achar cyber cafés. Tinhamos um a 50 m do Hotel, dentro do café Comercial.
Por último, aos que ainda não tem cartões da AmEx - o aeroporto de Guarulhos é conhecido por não proporcionar nenhum tipo de conforto. O cartão citado acima permite desfrutar de uma sala vip com toda a tranquilidade. O B Brasil não está com sua sala Vip ativa no momento. Cinema: nem pensar...

Terminando






Pós Salamanca, retornamos para nossa rotina em Madrid. Café da manhã com chocolate e churros. Fomos, finalmente ver a exposição de Pablo Picasso, no Museo Reina Sofia. Tal mostra foi dividida em 4 épocas da vida do artista. Muitas obras vieram do Museu Picasso de Paris. colate e Estava lá a célebre Guernica e vários de seus estudos pré obra.

Saindo do Museo, lanchamos no Museo del Jamón. Pouco satisfeitos, fomos a duas filiais deste restaurante no mesmo dia. Caminhamos bastante, voltamos a Plaza Mayor com melhor luz para fotos, fomos ao Palacio Real. Terminamos a noite no Patatos, comendo batatas e cañas, e no buteco em frente ao Hotel Ibis, onde provamos mussarela com tomates e... caña.

Fomos ao Café Commercial novamente e neste dia fomos ver uma exposição de nome The Bodies, sensação em várias cidades do mundo. Uma verdadeira lição da anatomia humana, rica e ilustrativa, mostrando os corpos simulando situações cotidianas. Apesar de cara, foi muito interessante. A Fer teve uma idéia real do corpo humano e saiu surpresa com o que viu.

Almoçamos dignamente na Arroceria Mediterrâneo - provamos croquetas de fruto do mar, um delicioso arroz negro, tomamos um ótimo vinho tinto e nos sentimos dois porquinhos que jiboiaram a tarde toda.... Nesta última noite, fizemos uma ronda na butecada.

Dia seguinte, café prolongado e uma boa e final caminhada. Depois, ida ao Aeroporto e finalizamos, obviamente, na nossa Porto Alegre.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Salamanca










No dia seguinte rumamos para Salamanca, localizada a 170 Km, 2 horas de trem. Saimos da estação de Chamartin, no norte de Madrid . Cidade universitária, com universidades com séculos de fundação, também medieval. Está bem preservada, com prédios históricos. Mostra uma quantidade grande de jovens, de muitas nacionalidades. Tem uma ponte ainda da época romana. Caminhamos muito neste dia, curtimos a paisagem e os passantes. Provamos mais comidas diferentes... fatias de pão com cogumelos, jamón e ovos de codorna estrelados.. ou com cogumelos, jamón e camembert... ou com gorgonzola e porco.. Deliciosos. Jantamos uma tábua variada, com calamares, jamón, pimientos, hongos, gambas, porco, ovelha, acompanhados de uma justa cerveja em jarra.


Nos hospedamos no Hotel Torre del Clavero, 30 minutos a pé da estação de trem. Fica no centro histórico da cidade. Nesta noite caminhamos bastante curtindo a atmosfera da cidade... vazia, com frio, mas com uma iluminação linda dos prédios históricos.


Acordamos descansados e tomamos café no subsolo da Faculdade de Letras. Lanchamos porções de jamón com vinho tinto da Rioja e retornamos a tarde para a capital do país.

Toledo






Acordamos cedo e pegamos o trem para Toledo, cidade medieval, de influência cristã, judaica e muçulmana, localizada a 70 Km de Madrid. Muito bem preservada, ainda tem muralhas, pontes, entradas que tem partes originais. Teve áreas restauradas. Mostra prédios de construção variada, estilos arquitetônicos que se mesclam num conjunto harmônico. A área central tem vielas que se cruzam um emaranhado caótico. O mapa é necessário para evitar perda de tempo. Comemos tradicionais chocolate quente e churros. Almoçamos no Gambrinus - tradicionais tapas de salpicón de mejillones e caña. Num belo final de tarde retornamos a Madrid - 30 minutos de viagem. Jantamos mais salpicón, morcilla, tortillas e a tradicional fabada asturiana, feita com feijões brancos e chorizo.

Dia 03



Tomamos café no próprio hotel, tipo buffet. Fomos ao Museo Reina Sofia, onde por ser domingo, a entrada é gratuita. Infelizmente a ala com as principais obras de Picasso estava fechada, pois 3 dias depois iniciaria uma exposição juntando obras também de Picasso vindas da França. Caminhamos bastante, mesmo tendo sido o único dia chuvoso da viagem. Aproveitamos para visitar lojas em liquidação. Tapeamos no Madrid-Madriz, tomamos caña com patatas alioli, jamón com aceitunas e cebollas. Fomos a Sidreria Parrilla, comemos gambas, patatas com pollo, calamares, pasta de gorgonzola... Descansamos cedo pois no dia seguinte viajariamos para Toledo.

Dia 02






No segundo dia, tomamos café no Starbucks, bom café, mas sem a tipicidade de uma capital européia. Fomos ao Parque Del Retiro, local de encontro local, situado no coração da cidade. Assistimos a um Teatro de Marionetes e decidimos curtir o Museo del Prado no final da tarde. Verdadeira instituição da cidade, apresenta uma gama variada de obras, com artistas consagrados e outros desconhecidos. Voltamos para o hotel, fizemos um lanche com jámon serrano, pistaches, queijos gouda e westland, acompanhados por um bom vinho tinto. Mais tarde, saimos para os butecos, onde provei caña com suco de limão e comemos mini-calamares chamados chopitos.

Espanha 2008

Retornamos há poucos dias de uma rápida fuga até a Espanha. Viagem programada muitos meses atrás para que pudéssemos escapar do calor e Carnaval do Brasil. Pudemos descansar bastante e nos "encasacar" o suficiente para esquecer que suor existe.



Iniciamos nossa viagem numa quinta-feira, dia 31 de janeiro, com vôo POA-SP pela Gol, uma longa escala no Aeroporto de Guarulhos e embarque para Madrid (Barajas), pela Alitalia, com escala em Milão (Malpensa). Vôo tranqüilo, comida de bordo razoável (como sempre) e desembarque em Milão para conexão para Madrid. Não tivemos nenhum atraso. Em Madrid, fizemos o translado até o hotel pelo Metrô. No próprio site da empresa que administra o Metro de Madrid, pode ser feito um resumo dos itinerários com suas respectivas trocas até as proximidades do hotel escolhido. Optamos pelo Hotel Ibis Madrid Centro, da rede Accor, sempre um bom custo e garantia de banho e noites bem dormidas. O hotel é bem localizado, num bairro boêmio e próximo das principais atrações da cidade.

Mal chegamos ao hotel, largamos as malas e resolvemos começar a explorar a nossa vizinhança. Muitos bares, comércio mais restrito ao público de melhor renda, ruas seguras e tempo parcialmente nublado. Madrid é uma cidade plana, com facilidade de locomoção a pé, fácil de se localizar através de mapas fartamente distribuidos no comércio local. Optamos por lanchar no Restaurante Gambrinus, rede com vários restaurantes na Espanha. Optamos por tomar caña, como chamam a nossa popular cerveja e comemos entrecot com fritas, creme de abobrinha, filé de linguado com arroz jasmin.

Saimos sem rumo a caminhar até a zona mais central da cidade. Na noite, saimos para tapear, tradição local onde a pessoa fica zanzando de bar em bar, onde entra para tomar uma caña e recebe uma porção de um petisco variado. Pagamento no balcão. A maioria dos locais permite fumantes, ao menos por enquanto. As leis européias tem tornado cada vez mais difícil a vida dos fumantes, com cada vez mais restrições de locais que permitem o fumo. Nesta primeira noitada, comemos calamares, albondigas, patatas bravas e algumas cañas, nas imediações do nosso hotel.